quinta-feira, 10 de março de 2016

Efeito Placebo




O efeito placebo é um velho conhecido na Medicina e até mesmo do público em geral. Ele consiste em uma substância ou terapia que, por si só, não teria nenhum efeito como tratamento de alguma enfermidade, todavia, a crença da pessoa que tal medicamento/terapia irá ajudá-la faz com que ela de fato obtenha melhoras.

Ele é tão poderoso que para um produto farmacêutico poder ser comercializado, dentre os testes efetuados é aferido se ele é mais eficiente do que o placebo, por isso são realizados experimentos com grupos que tomam o medicamento verdadeiro e um grupo chamado controle que utiliza o placebo (as cobaias não sabem se estão tomando o placebo ou o medicamento verdadeiro).

Talvez a autossugestão seja apenas um "placebo", mas, se traz um efeito real e benéfico ao praticante, não deve ser algo a ser tentado?

Abaixo segue um documentário disponível no Youtube produzido por Derren Brown, um ilusionista inglês que explorou o efeito placebo de uma maneira que nunca vi antes. É um documentário excepcional e mostra do que somos capazes quando temos confiança em nós mesmos. Não deixem de assistir, pois foi ele que me motivou a iniciar este blog!






Nenhum comentário:

Postar um comentário